Freio de mão: Para que serve, Como soltar, Travar e Usar de Maneira Correta

janeiro 23, 2014 by
Filed under: Uncategorized 
Problema no sistema de freios do carro

Símbolo no painel, avisando de problemas no sistema de freio no carro

O freio de mão de um carro é, sem dúvidas, um dos itens de segurança mais importantes existentes em um carro, não é à toa que seu uso é ensinado e cobrado desde o início em aulas práticas da auto-escola. Porém, como tudo sobre carros, uns falam uma coisa, outros o contrário, dizem que usar o freio de mão de uma maneira desgasta, de outra maneira é mais fácil de destravar, as vezes ele insiste em não soltar, e aí aparecem mais pitacos sobre como resolver o problema. Para deixar esse assunto bem claro, vamos explicar de uma maneira bem simples tudo sobre o freio de mão, além de dar diversas dicas.

 O que é o Freio de Mão de um carro

Freio de mão de um carroAntes de vermos algumas problemas comuns que ocorrem com freios de mão (principalmente para iniciantes) e dar algumas dicas, vamos antes saber o que é o freio de mão, como ele funciona e para que serve. Sempre que tiver dúvida sobre alguma peça ou problema, não simplesmente decore o que alguém falou, tente entender como funciona tal peça, qual seu objetivo e função dentro da mecânica do carro. Assim você terá extrema facilidade em entender os problemas, e consertar sozinho(a). O freio de mão é uma espécie de alavanca, como esta que você vê na imagem ao lado. Ele geralmente fica perto do câmbio, entre os bancos do carro. Possui um botão (que serve para soltar o freio, como explicaremos a seguir) e um lugar para você colocar a mão. É uma simples alavanca que só sobe ou desce, sem segredo. Sua função é travar as rodas traseiras do veículo, estando ele ligado ou não, evitando que o mesmo se mova, mesmo que pouco.

Para que serve e Quando se usa o Freio de Mão do carro

A primeira vista, a ideia do freio de mão pode parecer estranha, pois afinal todo carro já possui um pedal para frear. Então, para quê ter dois freios? O nome do freio de mão em inglês é Parking brake, que na tradução livre quer dizer “freio de estacionamento”, e esse nome já diz tudo. A função principal do freio de mão é travar o carro quando você for estacionar, deixar ele parado. Isso garante que ele não vá se mover, ser empurrada ou coisa assim, garantindo que ele vá ficar lá parado bonitinho. Assim, sempre que você parar e for sair do carro (ou ficar com ele desligado, parado), use o freio de mão. Sempre. Outro uso comum nos freios de mãos nos carros é em subidas, quando queremos garantir que o carro não vá descer e garantir toda sua estabilidade. As vezes, por exemplo, pode ocorrer de você pegar um engarrafamento e ter que ficar parado justo em uma ladeira ou viaduto, e com uso do freio de mão você pode até conservar a embreagem de seu carro. As vezes temos que parar em um sinal onde o local tem um declive (inclinação), e também usamos o freio de mão nessas ocasiões de direção. Um outro uso dos freios de mãos são em carros esportivos para racha. O freio de mão é usado para dar o famoso “cavalo-de-pau” em carros, onde o freio de mão é acionado com o veículo em alta velocidade e em seguida o voltante é girado rapidamente. Nesses casos é possível ver bem a utilidade e força de um freio de mão, que chega a levantar fumaça e queimar o pneu no asfalto.

Como soltar o Freio de Mão do carro: botão duro e alavanca travada

Símbolo do freio de mão

Símbolo de freio de mão em uso no painel do carro

A expressão “soltar o freio de mão” é usada para dizer que se quer liberar, tirar o frio do carro, ou seja, destravar e liberar para o uso.
Embora possa ser óbvia essa frase, ela não é nada explicativa para um iniciante, é o mesmo que dizer “desengatar” para alguém que acabou de entrar em um carro.

Quando entramos em um carro, o freio de mão dele vai estar travado, ou seja, para cima. Para ter certeza, basta visualizar no painel do seu carro uma letra “P”, como a mostrada ao lado. Isto quer dizer que o freio de mão está travado, as rodas estão travadas.

Como soltar o freio de mão do seu carro

Para soltar o freio de mão de seu carro não tem segredo. Primeiro posicione sua mão como na foto, agarrando bem o freio e com o dedo polegar no botão.

Aperte o botão, mas aperte com força, geralmente os freios de mão são a parte mais duras e ‘brutas’ de um carro. Se apertar pouco vai sentir o botão entrar um pouco, mas não vai conseguir soltar o freio, aperte mais para o botão entrar totalmente e continue segurando.

Agora a dica para soltar o freio de mão: dê uma leve puxada para cima, e só então empurre a alavanca totalmente para baixo.

Muitas pessoas reclamam que não consegue soltar o freio de mão, que o botão está excessivamente duro ou travado, mas se usarem esta dica de levantar um pouco antes de puxar, verá que vai conseguir soltar o freio de mão com extrema facilidade. E pronto, seu carro está pronto para sair :)

 

Como travar o Freio de mão do carro: apertar o botão ou não?

Se achou fácil soltar o freio de mão de seu carro, vai achar mais ainda travar o dito cujo, pois não tem segredos: basta levantar ele. Você vai ouvir alguns cliques, cerca de 3 ou 4, essa é a garantir que o freio está realmente travando as rodas traseiras de seu veículo.
Porém, aí surge mais um mito sobre carros.

Algumas pessoas dizem para você apertar o botão quando vai travar (levantar a alavanca), pois assim vai desgastar menos o frio de mão. Bom, pode até ser verdade, mas se você apertar o botão pode ser que o carro não fique bem travado.
E para quê economizar no freio de mão, se ele pode não desempenhar bem sua função (travar as rodas do carro) se você apertar o botão?

A grande maioria dos mitos sobre carros surge justamente por essa questão de economia, evitar desgaste e é nessa de querer sair ganhando em tudo que o barato sai caro. Imagina se estaciona seu carro numa subida, apertando o botão do freio de mão, você sai e o freio não segura o carro?

As peças dos carros desgastam mesmo, vão se acabando aos poucos, e você tem que comprar novas peças, fazer revisões e ajustes. Quem tem carro deve estar ciente disso, não deve ter medo em gastar as peças de seu carro desde que estes gastos sejam os corretos para sua segurança e conforto.

Problemas com freio de mão: Dicas e Conselhos

Se você já tem e dirige carro, com certeza já passou por isso. E se não dirige, pode ter esperar: um belo dia você vai entrar no seu carro, ligar, tentar soltar o freio de mão e não vai conseguir. Vai estar duro e emperrado. Se for mulher (que geralmente são mais fracas fisicamente), vai ter mais problemas ainda.

Primeiro, use a dica que demos, de apertar e dar uma leve subida antes de descer.
Se não der, use as duas mãos mesmo, acontece.

Esse problema ocorre geralmente por conta das lonas e do tambor de freio.
Por exemplo, você lava seu carro, molha essa lona e depois quando ela secar, vai grudar e terá dificuldade para tirar o freio de mão. Este problema, inclusive, é bem comum em lugares de alta umidade, existem materiais que colam mesmo quando secam do molhado.

Uma maneira de resolver isso é dar uma volta no carro se molhar ele, para que ele seque em movimento e você não trave o freio com ele molhado. Caso ele trave e você não consiga liberar o freio nem com reza brava, por conta da lona e tambor, simplesmente tente sair com o carro, engate a primeira e tente sair normalmente, mas só um pouco, para liberar o problema nos freios. Faça o mesmo com a ré, tente dar uma saidinha pra descolar.

Em seguida tente soltar mais uma vez o freio de mão.
Não esqueça de fazer a revisão do freio de mão quando tiver cerca de 10 a 15 mil km rodados.
Caso o problema continue, procure um mecânico para fazer uma regulagem e checar se está tudo ok, o problema também pode ser com as lonas ou pastilhas, que vão ficando naturalmente desgastadas com o tempo.

Só não deixe de ter certeza que o freio de mão de seu carro está em perfeitas condições, pois não é item de beleza ou conforto, é de segurança.

Comentários

2 Comentários on Freio de mão: Para que serve, Como soltar, Travar e Usar de Maneira Correta

  1. Estefanie on seg, 4th ago 2014 8:12 pm
  2. Ótimas dicas para iniciantes no assunto. Bom texto!

  3. consegui destravar o freio de mão com estas dicas VALEU!!!!!!!!!!!! on sáb, 9th ago 2014 12:22 am
  4. Consegui destravar o freio de mão com estas dicas Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe sua dúvida ou contribuição, queremos saber sua experiência!